Se você tem um site, e andou se perguntando: "como colocar meu site google?". Saiba que existem 2 formas de, a primeira é através da otimização de sites para mecanismos de busca, ou mais conhecida como SEO (Search Engine Optimization), a segunda forma é através dos links patrocinados do Google, conhecida como Google Ads, antigo Google Adwords.
Antes de nos aprofundarmos sobre o que é SEO e Google Ads, você precisa saber que diferente de uma loja física ou uma empresa com fachada de rua, onde impactam centenas pessoas diferentes, todos os dias, que passam em frente ao comércio na rua. Na web, após seu site desenvolvido, se ele não estiver no Google, ele dificilmente terá acesso.
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no buscador uma palavra-chave. Assim, o objetivo do SEO é fazer com que uma ou várias das páginas do seu website apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.
Aparecem logo abaixo dos resultados pagos / patrocinados, sem a legenda “Anúncio”:
Estar bem posicionado nos resultados orgânicos do Google gera um tráfego gratuito e, na maioria das vezes, de qualidade. Um exemplo disso é aparecer no primeiro ou segundo lugar do Google para um termo que possua um alto volume de busca mensal. Somente com esse tráfego orgânico seria possível receber diversas visitas no site, sem a necessidade de investir muito dinheiro em anúncios patrocinados.
Em geral, os melhores resultados de busca orgânica costumam vir com o tempo. Isso porque o trabalho de otimização de sites e geração de conteúdos de qualidade ganham força com o passar dos meses. E um trabalho árduo, cujos retornos aparecem em médio ou longo prazo, mas que trazem resultados muito satisfatórios.
As melhores estratégias consistem em verificar tudo que é possível melhorar em termos de SEO on-page, como:
Se você quer aplicar algumas técnicas de SEO em seu site e não sabe por onde começar, confira os cinco itens mais importantes do nosso checklist de SEO:
O Google Ads é um sistema que permite criar campanhas de anúncios investindo uma quantidade de dinheiro para fazer o site se destacar nos resultados de busca. Entre suas principais características, podemos destacar:
Os anúncios aparecem para as pessoas certas e no momento adequado. Só verão seus anúncios aqueles que estiverem procurando por algo parecido com ele.
Você consegue medir o impacto real da sua campanha, podendo editar seus anúncios ao longo do tempo.
O Google Ads permite você rodar novos anúncios em poucos minutos. Ou seja, é simples e rápido.
É possível escolher como falar com seu público, pois é você quem redige o texto do anúncio.
Anunciar no Google é uma das maneiras mais eficientes de obter resultados em curto prazo e ainda descobrir o que é ou não relevante para a sua audiência.
São exibidos com a legenda “Anúncio” e nas primeiras posições iniciais e nas finais, como nas imagens abaixo:
No caso do Google Ads você pode obter bons resultados logo de início, isso porque existem basicamente duas formas de se anunciar:
Rede de Pesquisa
Rede de Display
Remarketing no AdWords
SEO e Google Ads, quando combinados, tornam-se mais fortes. Como você já viu, usar o Google Ads é uma estratégia que tem efetividade em curto prazo, pois você investe e começa a ter resultados imediatos. O SEO, por sua vez, apresenta resultados diferentes. Sua efetividade ocorre em médio e longo prazo, ou seja, você investe e só tem retornos depois de quatro ou seis meses, com a possibilidade de crescimento contínuo.
Com isso, temos duas soluções que se somam! Utilize o Google Ads para fazer testes das palavras que melhor performam e, em seguida, leve-as ao orgânico. Dessa maneira você irá trabalhar com palavras assertivas e que vão gerar bons resultados.