Método Canvas: como estruturar seu negócio com rapidez e precisão.
Muitas pessoas são naturalmente empreendedoras e visualizam uma oportunidade de negócio nas mais diversas situações durante sua vida. Algumas, de fato, conseguem sair da teoria e partem para ação. Mas muitas vezes, na pratica, as coisas não acontecem como o esperado e as pessoas são surpreendidas, ficam sem saber como sair de uma situação desfavorável e muitas vezes desistem. O método Canvas foi arquitetado para tornar essa situação menos comum entre os empresários. Nesse modelo de planejamento, o empreendedor consegue ter uma visão 360 graus do seu negócio, o que diminui, ou evita as chances de se prejudicarem no futuro.
Iniciar uma empresa ciente de todos os passos que precisam ser dados, aumenta as chances de sucesso e a segurança do empresário nas tomadas de decisões durante a caminhada, como explica o especialista em Canvas, Melquíades Melo, “A partir do momento que o gestor aplica a metodologia em sua área de atuação, ele deixa de ser só mais uma peça dentro da estrutura organizacional. Ele é alçado ao posto de estrategista com aptidões para contribuir na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa".
O método Canvas também permite que o empreendedor que não se planejou corretamente de início, consiga se reorganizar independente do tamanho da empresa, já que a metodologia aplicada através do Canvas, abrange problemáticas comuns em micro, pequenas e grandes empresas.
O grande diferencial que faz o modelo Canvas de planejamento de negócios, ser cada vez mais utilizado é sua simplicidade. Ao contrário de um bussiness plan tradicional, ele usa apenas nove quadrantes como base para a formatação de um negócio, são eles:
Proposta de valor
O que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
Segmento de clientes
Quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
Os canais
Como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes
Como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Atividade chave
Quais são as atividades essências para que seja possível entregar proposta de valor;
Recursos principais
São os recursos necessários para realizar a atividade chave;
Parcerias principais
São as atividades chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes e receitas
São as formas de obter receita por meio de proposta de valor;
Estrutura de custos
São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.