Experimentamos o Adobe Muse

Está semana nós lançamos mais um projeto, o site da empresa Perfil Refrigeração e resolvemos utilizar o Adobe Muse para o desenvolvimento. O nosso designer e programador front-end Fernando Fujie foi o responsável pelo desenvolvimento utilizando o Muse.
E nós da Loldesign ficamos curiosos à respeito desta ferramenta e resolvemos fazer uma pequena entrevista com o Fernando para nos compartilhar suas experiências. Então vamos à entrevista:

LOL: O que é esse tal de Adobe Muse?

Fernando Fujie: É uma ferramenta que chegou para facilitar a vida dos designers que não gostam ou não sabem programar HTML, CSS e até JavaScript.

A princípio ela está sendo mais utilizada para o desenvolvimento de páginas web estáticas, onde podemos criar um site completo sem sermos programadores font-end, de forma fácil e bem intuitiva, e se você já estiver acostumado a utilizar outras ferramentas da Adobe irá se adaptar muito mais rápido.

LOL: Qual projeto você participou e por que utilizá-lo?

Fernando Fujie: Utilizei em um projeto para uma empresa chamada Perfil Refrigeração, onde o cliente necessitava de um site institucional sem área administrativa e num prazo bem apertado.

Então resolvi utilizar o Adobe Muse pois por eu estar começando agora a programar em HTML e CSS, o desenvolvimento iria ser um pouco lento e eu não iria conseguir entregar o site para o cliente no prazo estipulado. E com esta ferramenta, por ela ser totalmente gráfica e intuitiva, em praticamente um dia o site já estava pronto para ser hospedado.

LOL: Quais as facilidades encontradas?

Fernando Fujie: São muitas as facilidades, vou citar três:

Widgets - são componentes prontos para uso, tais como, banners rotativos, formulários de contato, extensão do Google Maps entre outros.
Web fonts – nos proporciona escolher entre centenas de fontes da Web na própria ferramenta.
Otimização do mecanismo de pesquisa – O Muse gera automaticamente um mapa de site otimizado para que os mecanismos de busca encontre o site desenvolvido mais facilmente.

LOL: E as dificuldades?

Fernando Fujie: Como disse anteriormente a ferramenta é bem intuitiva porém se for usado por um indivíduo que nunca teve contato com nenhum outro software da Adobe, não será tão fácil assim.

Mas na minha opinião, eu tive bastante dificuldade para customizar os widgets, que apesar de ser um componente que facilita muita coisa, customizá-lo para deixar com a cara do design que deseja, é meio complicado.

LOL: Você o recomendaria para seus amigos designers?

Fernando Fujie: Sim, sem dúvidas.

LOL: Eu também quero começar a utiliza-lo, por onde começo?

Fernando Fujie: Primeiramente, o software é pago mas não é caro, ele está disponível no site http://www.adobe.com/br/products/muse.html. Este software faz parte da versão CC (Creative Cloud) da Adobe, então como todas ferramentas, é possível pagar uma média de R$ 33,00 por mês para utilizar apenas o Muse.

Nesse mesmo site é possível encontrar muito tutoriais de como utilizar a ferramenta, eu praticamente aprendi tudo por lá.

LOL: Para completar, fale um pouco do Fernando Fujie?

Fernando Fujie: Sou formado em Publicidade, atuo na área de design a mais de 6 anos, comecei trabalhando numa agência de marketing onde desenvolvi peças para grandes empresas e hoje sou um do sócios da LolDesign.

Resultado do Trabalho

1. Home com banners e dizendo um pouco sobre os Serviços.
Você pode conferir o trabalho por completo diretamente no site da Perfil Refrigeração, de uma passadinha lá! Por hoje ficamos por aqui, em breve teremos mais posts legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *