Tendências do Webdesign / Design Digital 2018

CAPA - canvas curso workshop
Canvas Design: Curso / Workshop – Turma: 27/05/2017
17 de maio de 2017

Tendências do Webdesign / Design Digital 2018

Vocês sabem que na nossa área tudo muda rapidamente e que não necessariamente, de um ano para o outro, conceitos serão extintos, nem tão pouco outros nascerão absolutos.

Portanto não tenho a intenção de ser assertivo nesse post, mas sim, mostrar para vocês, os conceitos que devemos estudar, para não ficarmos para trás em 2018.

Microinterações

As Microinterações são pequenas interações, de som, movimento, cor, que podem ser usadas nas plataformas. Elas fazer com que a experiência de navegação seja mais agradável e natural. Apesar de muitas vezes serem quase imperceptíveis, elas são capazes de tornar o seu produto mais humano, pessoal e divertido ao usuário.

Gradiente

Ele voltou! O efeito de transição entre cores, famoso nos anos 90 e depois considerado over, está por cima da carne seca, atualizado, ele é usado hoje por gigantes como o Instagram e Spotfy

Vídeos

Obviamente os vídeos são mais cativantes e dinâmicos do que uma imagem estática e por esse motivo, fica mais fácil prender a atenção e contar uma história ao usuário através deles. Mas além disso, os vídeos dão mais relevância aos sites, já que o Google dá prioridade as plataformas que contenham vídeos. O Google exibe resultados de vídeos, junto aos resultados “orgânicos” de uma busca, logo, ter vídeo em um site, aumenta as chances de ele ser encontrado.

Tipografia Grande

Normalmente esse recurso é usado para criar um contraste forte, entre o título e o conteúdo. Em alguns casos, ele também pode dar a impressão de algo clean e descomplicado para o usuário.

Gif

Este recurso foi voltando aos poucos, primeiro começou a aparecer tímido na timeline das pessoas e agora já é uma febre. O GIF que era coisa dos anos 90, e assim como aconteceu com o Gradiente, foi considerado over, hoje é um recurso utilizado até no meio corporativo, para “quebrar o gelo” em conteúdos de Newsletter e e-mail marketing.

Dupla Exposição

A dupla ou múltipla exposição é uma técnica fotográfica na qual o mesmo fotograma é exposto duas ou mais vezes. Considerada a princípio um erro, a dupla exposição foi utilizada de forma artística por muitos fotógrafos. A combinação de duas imagens pode criar uma terceira fotografia, em que o conteúdo sobreposto ganha um novo significado e fica ainda mais interessante.

Cinemagraphs ou Cinemagrafia

Cinemagraphs (ou Cinemagrafia) é uma técnica de fotografia na qual uma imagem estática recebe uma parte com uma leve animação. Ela basicamente, consiste em adicionar um efeito em uma fotografia, que passe ao espectador a ideia de movimento e “vida” na foto.

O objetivo principal é concentrar o espectador no ponto no qual o efeito foi adicionado, mesmo que seja apenas um pequeno detalhe na imagem.

3D

Já é bem mais constante a presença de elementos 3D nos meios digitais. Mais uma vez, vemos que para 2018, a aposta está na frase: “uma imagem vale mais que mil palavras” e muitos recursos, como os elementos em 3D, serão utilizados para conseguirmos atingir o objetivo de um projeto, de maneira mais criativa e divertida para o usuário.

Flat Design - Fica ou Vai?

O Flat Design é uma tendência que segue a linha do “menos é mais”, é a pura simplicidade dos elementos, da clareza do layout. Há muitos anos ela é usada como base para os nossos projetos, mas atualmente, muitos especialistas da área, dizem que o Flat pode perder forca no web2design, para todas as tendências antigas que estão voltando a superfície, como por exemplo o Gradiente e os GIFS.

Conclusão

Com tantas possibilidades, acredito que o equilíbrio é o mais importante. Todas essas tendências, estão chegando para cooperar para o nosso bem, desde que saibamos usá-los com moderação, criatividade, bom gosto e senso.

Boas festas e um 2018 de muito sucesso.

Fernando Fujie - Cofundador da LolDesign

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *