Pneus e o Design Responsivo

Tendências de Design 2017
30 de janeiro de 2017
LolDesign promove oficina gratuita de Ruby on Rails para iniciantes
2 de março de 2017

Pneus e o Design Responsivo

Pneus e o Design Responsivo


O que aconteceria se você fosse um investidor e comprasse uma fábrica de pneus muito boa, líder no mercado mundial, que gera muito lucro e atende os clientes com enorme satisfação? O que aconteceria se você lançasse no mercado um pneu revolucionário, muito rápido e durável, com performance superior a todos os outros pneus do mercado mundial? E se esse pneu fosse a melhor opção de todas, porém ele é ruim na chuva e causa acidentes?

O mesmo acontece com o seu site: ele pode ser o melhor, o mais bem construído, o mais interessante, mas se ele não estiver preparado para ser visualizado em todas as plataformas e em todos os aparelhos, o seu negócio vai derrapar feio e causar muitos acidentes.

Um site com design responsivo não é aquele que se preocupa com o futuro, mas sim, que está antenado com o presente. Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho de tela do usuário, ou seja: se você visitar um site do celular, a visualização do conteúdo se adapta ao tamanho da tela. Se o mesmo site for acessado utilizando-se uma televisão de 50 polegadas, o mesmo conteúdo é apresentado, de forma visualmente organizada, sem perder nenhum recurso do site original. Existem muitos formatos de tela disponíveis hoje em dia, sendo que mais de 63% dos usuários que navegam na internet têm como sua tela principal o mobile. Estima-se que até 2019 esse número aumente para 89%. Quem liga o pc ou abre o notebook quando tem o celular nas mãos?

Hoje mais de 45% dos caminhos para se fechar uma venda pela internet passa pelo mobile, tanto no meio do processo (em consultas a lojas virtuais) quanto no fechamento efetivo da venda. Se você vende produtos ou serviços, não pode e não deve ignorar esses números.


Usar o design responsivo é uma urgência



Ciente das vantagens de ter um site responsivo, e sabendo o quanto sua empresa pode estar perdendo em vendas e prospects efetivos, você deve estar convencido de que tornar o seu site responsivo é realmente urgente, certo?

É necessário seguir estas regras para se alcançar melhores resultados com seu site. Veja abaixo:

1. Entregue a todos os usuários a mesma experiência: O que deve falar mais alto em seu negócio é a experiência que você traz a seu cliente, para que ele possa comprar mais e influenciar outros a comprar de você também. Para isso, é preciso ter a certeza de que todos os usuários estão tendo acesso às mesmas informações para que não seja feita qualquer tipo de diferenciação no conteúdo apresentado. Faça testes de utilização para verificar as condições das imagens do seu site, tanto em desktops quanto na tela do celular. A formatação do conteúdo, a disposição dos botões e demais fatores que podem prejudicar a navegação;

2. Pense no conforto da navegação: Por mais que alguns layouts sejam lindos, a grande maioria deles não converte bem no mobile. E não vai adiantar você perder horas e mais horas fazendo modificações, pois eles não foram criados para isso. Aplique energia no que realmente irá te dar resultado;

3. Respeite os tamanhos: O tamanho das imagens das pequenas telas tem um tamanho padrão usual, no entanto alguns utilizadores ainda podem fazer novos ajustes. Outro cuidado essencial é com o tamanho dos menus e links, que precisam ter o tamanho adequado para clicar com o dedo, bem diferente de um website. Sendo assim, procure sempre verificar o padrão comum que são utilizados: <480px para os smartphones com telas menores e mais antigos, <768px para tablets pequenos e smartphones com telas largas e >1366px para desktops e tablets grandes. Podem ainda ocorrer muitas variações, dependendo do dispositivo mobile, como alguns aparelhos Samsung S7 com visualização maior, e até os novos iPhone7S com outras visualizações em pixels.

4. Tire o que não for essencial: é preciso ter em mente que quem está navegando através de um smartphone está em busca de informações de forma rápida, até porque não há o conforto das telas grandes. Por esse motivo tente se livrar de tudo que não for importante e essencial, pois dessa forma você entregará uma melhor experiência aos seus usuários.

5. Carregamento rápido: Um dos pontos fundamentais de um site responsivo é a questão do carregamento rápido, com elementos funcionais e leves. Precisamos nos lembrar de que tanto o nosso 3G quanto o 4G são ainda muito lentos no Brasil, por esse motivo precisamos de um layout leve e rápido.


Will Tubarão - UX Designer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *